SINOPSE:
O documentário propõe um passeio por gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas e constroem uma linguagem própria do brincar. As imagens foram captadas durante dois anos, pelo casal de documentaristas que viajaram pelo Brasil, focando no que há de universal no brincar.
FICHA TÉCNICA:
Uma Produção de Maria Farinha Filmes e Ludus Videos
Direção: David Reeks e Renata Meirelles
Produzido por: Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti
Produção Executiva: Juliana Borges
Direção de fotografia e câmera: David Reeks
Montagem: Marilia Moraes
Trilha Sonora Original: composta por Artur Andrés e interpretada pelo Grupo Uakti e convidados
Roteiro: Clara Peltier e Renata Meirelles
Duração: 90 min
Ano de produção: 2015
Gênero: documentário
SITE: www.territoriodobrincar.com.br
RELEASE:
Percorrer o Brasil de Norte a Sul com a ideia de revelar todos nós por meio dos gestos das crianças. Foi com esse objetivo que o casal de documentaristas Renata Meirelles e David Reeks e seus dois filhos, passaram os anos de 2012 e 2013 com o pé na estrada e uma câmera nas mãos.
O filme de longa metragem é parte da pesquisa do projeto Território do Brincar, uma co-realização com o Instituto Alana. O Projeto trabalha com o modo de olhar para a criança e seu jeito de brincar, focando no que há de mais belo e potente na infância. O documentário fala de todos nós por meio dos gestos de crianças brincando, como se pudéssemos fazer um retrato humano através dessas brincadeiras que dizem respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo do homem. O documentário propõe um passeio por gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas e constroem uma linguagem própria do brincar. As imagens foram captadas durante dois anos, pelo casal de documentaristas que viajaram pelo Brasil, focando no que há de universal no brincar.